Motivação precisa de competição? Uma crítica severa ao “Publish or Perish”.

__________Tenho visto meus alunos recém formados imersos em angústias sobre suas carreiras, e o mote se repete e pode ser resumido na seguinte frase: “Preciso publicar mais”. Sim, o foco desses estudantes é aumentar o número de artigos científicos publicados. Eles estão sendo pautados pelo “Publish or Persish” que transformou a ciência numa corrida de fórmula um. Essa é a política atual do país: foco na produção, e não em ideias ou ideais. Nunca vejo esses alunos imersos na pó-graduação comentando: “Tenho uma ideia muito interessante que pode resolver um problema importante”. Isso se tornou secundário. Na minha mais íntima percepção, esse foco de resultados (numéricos) destrói a criatividade e cria a ilusão de crescimento, tornando a ciência mais um ser balofo e inchado que grande e robusto. Mas a unanimidade da academia diz outra coisa e acaba por nos calar.
__________Mas há momentos em que o pensamento parece atrair a resposta certa às suas angústias. Hoje tive o prazer de descobrir que esse pensamento não é um simples achismo pessoal meu. É um fato, e está muito bem colocado no vídeo do TED com DANIEL PINK. São apenas 20 minutos, que dispensam comentários: