Sobre o livro “DICAS DE ENSINO”

ensino_dicas


____________Finalmente terminei o livro sobre Ensino/Aprendizagem que considero o MELHOR que já li até hoje: DICAS DE ENSINO, de MARILIA SVINICKI & WILBERT J. MCKEACHIE. A maneira como ele veio parar nas minhas mãos ilustra bem um aspecto que permeia nossas vidas: o acaso. Ninguém me indicou ou vi resenha sobre ele em sites da Internet. Eu estava na Martins Fontes fazendo uma das coisas que amo fazer: passear por livrarias a esmo, olhando de tudo um pouco, como se estivesse num delicioso labirinto de ideias. Sempre costumo olhar as estantes de livros dedicados a ensino. Das centenas que havia lá, após uns 30 minutos olhando, peguei esse sem botar muita fé – afinal o título dele não é muito chamativo; parece muito vago, quase superficial. Para minha sorte, ele se mostrou a mais completa abordagem de estudo da prática docente universitária que já vi. E amparado por extensa bibliografia. É uma benção quando se encontra um livro assim, porque aqui no Brasil, grande parte dos livros relacionados ao tema são um blábláblá de pedagogês que só serve para mostrar as habilidades do autor em falar muito e não dizer nada, misturando acrobacia verbal e ideologia esquerdopata do pior nível.
____________Aprendi muito com esse livro e tenho uma lista de ideias interessantes a aplicar em aula e também muita sugestão de trabalhos científicos que podem ser realizados nessa área. Um livro que aconselho fortemente para quem gosta da arte de ser professor.

One Comment

  1. Sua história foi idêntica à minha. Esta eu procurando o livro do Christian Barbosa, equilíbrio e resultado, quando fui espiar a estante de pedagogia/andragogia e eis que me salta aos olhos esse livro que também julgo ser o melhor que li sobre o assunto, pelo menos dos que verdadeiramente trazem ensinamentos úteis e aplicáveis em nosso dia a dia docente! Simplesmente o melhor! Vamos fazer algo no nosso ensinar e aprender? Abraços…

Comments are closed.